Secretaria orienta sobre seletiva dos projetos de arte e cultura

nide
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta quarta-feira (13), uma videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira, para orientar os professores e gestores sobre as próximas etapas dos projetos de arte e cultura desenvolvidos nas escolas. Com o tema ‘Os distintos saberes e fazeres artísticos e culturais na rede estadual de ensino’, a videoconferência foi transmitida para os Núcleos Regionais de Educação (NRE).
Até o dia 5 de agosto, os estudantes da rede estadual estão participando da seletiva escolar dos projetos, apresentando suas criações por meio de festivais, saraus e mostras. Os selecionados, nesta etapa, irão participar das seletivas por Núcleo Regional de Educação, previstas para o mês de agosto, de onde sairão os classificados para a culminância dos projetos, que acontece durante o Encontro Estudantil, em Salvador. Este ano, 1.165 unidades escolares aderiram aos projetos.
A coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, destacou a importância da mobilização da fase escolar, enfatizando que “esses projetos artísticos estão fundamentadas em noções educacionais modernas já desenvolvidas por Anísio Teixeira, que completaria agora em julho 116 anos. Anísio partia do princípio de que educar com arte é a base fundamental da formação democrática, que se completa com as noções de Ciência e de ofício”, acrescenta.
Na videoconferência foram debatidas, ainda, questões relativas à educação, à cultura, às artes visuais, ao teatro, ao cinema e às artes literárias, além do aprofundamento do debate sobre os projetos artísticos como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante) e o Festival Estudantil de Teatro (Feste).
O professor da Escola de Belas Artes da UFBA, Luiz Freire, falou sobre “Os sentidos da arte e sua abordagem na educação formal” e a comunicóloga, com especialidade em Teatro, Kátia Letícia Santos, ministrou palestra sobre Técnica Teatral. Além disso, o ex-participante do TAL e estudante de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Darlon Silva, falou sobre a sua experiência no projeto e abordou o “Festival em suas diversas linguagens como arte política”. Ele também fez uma homenagem ao poeta, compositor, cantor e improvisador brasileiro Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa de Assaré.