Rui Costa e Pinheiro anunciam concurso público e aumento salarial para professores

correria

O governador Rui Costa e o Secretário da Educação, Walter Pinheiro, anunciam várias ações que estão sendo implementadas para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas estaduais, nesta terça-feira (07), no programa Papo Correria – que é exibido ao meio dia, ao vivo, pelo Facebook. Dentre os destaques estão o concurso público para professores e coordenadores pedagógicos, aumento salarial para os professores, investimentos em tecnologia para acesso a banda larga nas escolas e melhorias na infraestrutura das unidades escolares.

O novo concurso público na rede estadual de ensino ofertará 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores do magistério público, com carga de 40 horas semanais, e 664 para coordenadores pedagógicos, distribuídas nos municípios dos 27 Territórios de Identidade. O edital do concurso será publicado até esta sexta-feira (10), no Diário Oficial.

Conforme Rui Costa, o concurso irá contribuir para o fortalecimento e ampliação do projeto do Governo do Estado de Educação Integral da rede estadual. “O concurso vem para preencher uma lacuna deixada pelo término do contrato temporário do REDA e pelas aposentadorias. Serão dois concursos em um, que vão acontecer na mesma data. O concurso será territorializado, como forma de fidelizar os professores na região que escolheu, promovendo um maior vínculo entre o profissional e a comunidade local”, afirmou. O governador destacou, também, a ampliação da carga horária. “Pela primeira vez, os novos ingressos irão, efetivamente, concorrer a 40 horas semanais, o que aumentará a sua capacidade de entrega, contribuirá para a Educação Integral e o oportunizará um rendimento maior”.

O secretário Walter Pinheiro também falou sobre a distribuição de vagas para outras especialidades. “Estamos querendo experimentar, nesse concurso, algo muito importante que é trabalhar com a possibilidade de abrir vagas para a Educação Inclusiva. Nossa meta, também, é caminhar para uma escola que funcione o dia todo, com atividades culturais e cursos profissionalizantes. Daí a importância de termos professores com uma carga horária de 40 horas de dedicação à escola, bem como a presença do coordenador pedagógico em todas as unidades da rede estadual”.

Reajuste salarial
Durante o Papo Correria, o governador anunciou, também, o encaminhamento de um projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o reajuste salarial dos professores em 14% até 2019, por qualificação. “Em breve, teremos novidades sobre a gratificação para os vice-diretores escolares”, completou. Além disso, foi ressaltado que o Governo está investindo na melhoria da infraestrutura das unidades escolares da rede, o que inclui a construção de 14 novas escolas, mais de 200 reformas e licitação para a ampliação de mais de 50 escolas, bem como para a cobertura de quadras esportivas.

Na oportunidade, o secretário Walter Pinheiro afirmou que todos os colégios estaduais localizados em Salvador já estão recebendo cabeamento de fibra ótica e rede wifi para o acesso à rede de internet, que será compartilhada com a comunidade do entorno, fora dos horários de funcionamento das escolas. “Além disso, estamos negociando com um servidor de satélite e provedores de internet a ampliação do acesso à banda larga para todas as escolas da rede estadual”, enfatizou.

Fonte: Portal da Educação

Secretaria da Educação promove o 5º Encontro Estudantil na Arena Fonte Nova

22887459353_371bc4633e_o

Mais de 30 mil estudantes da rede estadual de ensino deverão participar do 5º Encontro Estudantil: ciência, arte, esporte e cultura, de 21 a 23 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Vindos de todas as regiões do Estado, cerca de quatro mil estudantes criadores irão expor produções científicas, artísticas, esportivas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo 2016 nas escolas. A abertura oficial será realizada no dia 21, às 9h, no Salão das Artes (Nível 6). O encontro será aberto para a visitação pública, das 8h30 às 18h.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que o Encontro Estudantil reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, que contribuem para uma escola mais dinâmica. “O Estado vem investindo pelo fortalecimento pedagógico nas escolas e o Encontro Estudantil é um reflexo destas ações, que promovem o protagonismo dos nossos estudantes, por meio dos projetos capitaneados pelos professores em sala de aula”, afirmou.

Durante estes três dias, o principal palco do futebol da Bahia abre espaço para a música, as artes visuais, a literatura, o cinema, o patrimônio, os esportes, a dança, as ciências, a matemática, a educação profissional e tecnológica, para a educação de jovens e adultos, a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia, entre muitas outras ações formativas e educativas, por meio de projetos estruturantes desenvolvidos nos contextos escolares.

Os estudantes criadores dos distintos projetos artísticos que participarão dos cursos preparatórios, acompanhados de professores e coordenadores, começam a chegar à capital baiana no dia 16 de novembro, quando os estudantes iniciam a participação em diversas oficinas, como literatura, canto e expressão corporal. As ações são preparativas para as apresentações das finais de cada projeto que ocuparão os níveis 3, 4, 5 e 6 da Arena Fonte Nova, além de atividades de preparação em estúdios, hotéis e em campo para a apropriação do conhecimento.

Projetos
O Encontro envolverá os seguintes projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra de Dança Estudantil (DANCE), Encontro de corais (ENCANTE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e a Feira de Empreendedorismo, Ciência e Inovação da Bahia (FECIBA). O evento também contará com os festivais de judô, xadrez, capoeira e Rugbyb, além de basquetebol especial, voleibol, futsal, handebol, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).

O encontro contará, ainda, com a Feira de Tecnologias Sociais da rede Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Bahia: território e intervenção social e com o Espaço Professor/Empreeendedor.  A atividade inclui a tenda digital, além de Simulador de Voo e da Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.

Na programação, ainda, constam o segundo Encontro Estadual de Líderes de Classe, Exposição dos 10 anos do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), contação de histórias e Transmissão do evento, ao vivo, para os estudantes das telesalas de aula do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). A atividade marcará os lançamentos da Plataforma Anísio Teixeira e do Programa ‘Nas Ondas da Rede’ da Rádio Anísio Teixeira, a realização de palestras sobre a vida e obra de Anísio Teixeira, bem como de apresentações sobre o Instituto Anísio Teixeira e centros de formação de profissionais da Educação do país.

Fonte: Portal da Educação

Secretaria da Educação do Estado inicia a renovação da matrícula para o ano letivo de 2018

3

A renovação da matrícula, para o ano letivo de 2018, dos estudantes que estão matriculados e com frequência regular nas escolas da rede estadual de ensino, teve início nesta segunda-feira (6), em todo o Estado. O processo, que segue até o dia 30, é realizado pela internet, por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), ou diretamente na unidade escolar onde o aluno está concluindo o ano letivo de 2017.

Para a renovação, o estudante deverá recolher a carta de renovação na secretaria da escola onde estuda, sinalizar a intenção ou não de permanecer na unidade escolar onde está matriculado e devolver o documento para a escola. No caso de menores de 16 anos, é necessário que os pais ou responsáveis sinalizem a permanência ou não do aluno na escola e assinem o documento para a devolução. A outra opção é o estudante ou responsáveis (no caso de menos de 16 anos) utilizarem o código disponível na carta para acessar o sistema e renovar a matrícula pela internet.

Vaga garantida – O coordenador da matrícula da Secretaria da Educação do Estado, Marcus Machado, fala sobre a importância do processo de renovação da matrícula. “A renovação é que vai garantir a vaga do aluno na mesma escola e no mesmo turno em que cursou em 2017. O estudante que não renovar a sua matrícula, não terá a vaga garantida na mesma unidade escolar e no mesmo turno para o ano seguinte, porém, de posse da carta que ele já recebeu da escola, utilizando o código contido no documento, ele poderá fazer a matrícula no dia 16 de janeiro, que é a data destinada à transferência dos alunos da rede estadual. Portanto, a renovação é importante porque se trata do momento em que a escola vai identificar o interesse do estudante em permanecer naquela unidade em que está matriculado”, destacou.

 Educação Especial – Pela primeira vez, a Secretaria da Educação irá realizar pré-matrícula para o público alvo da Educação Especial, ou seja, estudantes com necessidade educacional especial (com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação), com ou sem diagnóstico comprovado, que não concluíram o ano letivo 2017 nas escolas estaduais e desejem ingressar ou regressar à rede estadual de ensino no ano letivo de 2018. Esta pré-matrícula, agendada para os dias 13 e 14/11, acontecerá apenas pela internet, através do Portal da Educação.

Para a pré-matrícula, todos os campos de cadastro devem ser preenchidos, informando o tipo de deficiência que o estudante possui, se apresenta transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. O estudante inscrito na pré-matrícula da Educação Especial terá a sua matrícula efetivada somente após a entrega da documentação (original do histórico escolar, original e cópia da carteira de identidade ou certidão de registro civil e original e cópia, com data recente, do comprovante de residência) na unidade escolar que for indicada no cadastro pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE), nos dias 25, 26 e 29 de janeiro de 2018.

 A matrícula para os alunos novos ou para os alunos da rede que irão mudar de escola acontecerá em janeiro de 2018.

Inscrições abertas para cursos EaD da UESB

UESB_BlogdoAnderson

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para ingresso em cursos de graduação na modalidade a distância (Parfor), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A vagas são destinadas aos cursos de Especialização em Gestão Municipal; Especialização de Gestão em Saúde; Especialização em Mídias na Educação; Licenciatura em Física e Licenciatura Matemática, respectivamente.
As inscrições podem ser feitas no portal da UESB. O período para se inscrever será de 6 a 8 de novembro, e os cursos são destinados para professores da rede pública de ensino, em consonância com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os cursos de graduação visam propiciar a qualificação de profissionais das áreas de Educação e Humanidades, tendo como objetivo a apropriação de conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício profissional nessas áreas, bem como o desenvolvimento de atitudes de reflexão e análise de cunho acadêmico-científico, inerentes aos estudos de graduação.

Toda a documentação necessária para realizar a inscrição, bem como demais informações sobre os processos seletivos podem ser conferidos nos Editais 149/2017, 150/2017, 151/2017 e 152/2017, ou através, ainda, do telefone do setor responsável (77) 3425-9308 ou pelo e-mail uesbvirtual@uesb.edu.br.
Fonte: Portal da Educação

Aulão do ENEM envolve estudantes de Salvador e de áreas remotas da Bahia

Aulão Enem Emitec 2017 (74)

Apresentações musicais e teatrais; relaxamento físico; dicas estratégicas e abordagem de conteúdos importantes de cada área do conhecimento, direcionados à uma plateia de estudantes em contagem regressiva para as provas do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM). Foi nesse clima lúdico-pedagógico que os alunos do Co­légio Apli­cação Anísio Tei­xeira e do En­sino Médio do In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITEC) par­ti­ci­param, nesta terça-feira (31), do Aulão do ENEM-EMITEC, no au­di­tório do Ins­ti­tuto Anísio Tei­xeira (IAT), em Sal­vador. A ati­vi­dade teve trans­missão ao vivo, via vi­de­o­con­fe­rência, para as sedes dos Nú­cleos Ter­ri­to­riais de Edu­cação (NTE) e, também,  para os es­tu­dantes do 3º ano do En­sino Médio do EMITEC, que moram em áreas remotas da Bahia, uti­li­zando a tec­no­logia de trans­missão via sa­té­lite.

Atenta às dicas do Aulão, a estudante Thalita Serra, 17, fala sobre a importância da ação e como vem se preparando para as provas do ENEM. “Trata-se de uma oportunidade a mais para revisarmos os principais assuntos de cada área do conhecimento. O Redijaê também foi uma ferramenta importante porque, através dele, tivemos as nossas redações revisadas, mostrando as nossas fragilidades no texto. Durante a semana, a minha rotina é frequentar as aulas regulares e do EMITEC e, à noite, em casa, cumpro um cronograma de estudos. Minha expectativa é que eu me saia bem na Redação, porque se eu fizer uma boa pontuação terei mais chance”, diz a candidata à uma vaga de Medicina.

A colega Julia Mendes, 17, que pretende alcançar uma pontuação para cursar Gastronomia, também comenta sobre a importância de os estudantes que vão fazer as provas do ENEM serem bem orientados nesta reta final. “O Aulão é uma oportunidade muito interessante, porque obtemos dicas interessantes que vão contribuir para o nosso desempenho nas provas. Gostei muito de ter estado aqui hoje. A plataforma do EMITEC e o Redijaê foram, igualmente, ferramentas que nos ajudaram. Confesso que apesar de ter me dedicado durante todo o ano letivo, estou ansiosa. Tenho comido muito chocolate e procurando dormir bem para ficar relaxada no dia D”, conta.

Os professores de cada área deram dicas importantes. A professora de História do EMITEC, Miriã Fonseca, por exemplo, destacou: “Não é mais hora de querer voltar no tempo. O que tinha para aprender, já aprendeu. Agora, é prestar a atenção nos temas contemporâneos, principalmente os sociais, que sempre são exigidos nas provas do ENEM, como direitos humanos, gênero, refugiados, guerra”. O professor de Inglês do EMITEC, Uenderson Brittes, aconselha os alunos a lerem com atenção o enunciado de cada questão, porque a resposta está ali inserida. “Uma dica importante é ler o enunciado e buscar a resposta correta naquela preposição em que trazem palavras que estão contextualizadas no próprio enunciado”.

 

A diretora do EMITEC, Letícia Machado, destacou que o Aulão funciona como um ambiente propício para os estudantes obterem dicas importantes sobre o ENEM. “Como não dá tempo fazer uma revisão geral de todos os assuntos, então abordamos os itens prioritários de cada uma das quatro áreas do conhecimento. É um momento muito importante, pois o aluno se sente um pouco inseguro diante do desafio, que é o ENEM. Então, tentamos, no Aulão, descortinar esse momento tenso e dar um pouco de relaxamento e segurança, aumentando a autoestima dos alunos para que eles façam uma boa prova”.

 

ENEM 100% – O assessor pedagógico da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Roberto Alves, falou sobre a ação estratégica da Secretaria da Educação do Estado. “Nosso objetivo com o Programa ENEM 100% foi ampliar e garantir o acesso dos nossos estudantes à universidade. Então, pensamos em ações para a preparação para a prova do ENEM, como os aulões, os simulados e o Redijaê, que vêm acontecendo durante todo o ano. Também, estamos colocando à disposição transporte para as escolas que não estão próximas onde a avaliação irá acontecer, para garantir que os alunos consigam chegar aos locais de prova”, afirmou.

Fonte: Portal da Educação

Estudantes poderão concluir cursos técnicos de nível médio por meio de TCC

capacitacao-do-ep-e-estagio-no-tcc-da-suprof-4

Os estudantes de cursos técnicos de nível médio da rede estadual poderão concluir a formação com a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Cursos. As novidades sobre o assunto foram apresentadas pela Secretaria da Educação do Estado, nesta segunda-feira (30), a educadores que trabalham diretamente com a questão nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica e de unidade compartilhadas da rede, durante formação no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, por meio do curso sobre “O papel do TCC e do estágio na formação dos alunos da Educação Profissional”.

A principal mudança diz respeito à implantação da Portaria nº 3704/ 2017, que normatiza o TCC para os cursos técnicos de nível médio, ofertados no âmbito da rede estadual. Esta portaria substitui à de nº 5570/2014, que tornava o estágio um item obrigatório para a conclusão dos cursos técnicos de nível médio. O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto explicou a necessidade desta alteração.

“Queremos ampliar a oferta de oportunidades para que o aluno possa concluir o seu curso e ser diplomado. Isto porque muitos têm dificuldade de realizar o estágio, já que, por trabalharem durante o dia e estudarem à noite, não têm tempo. Também reduzimos a carga horária dos estágios para três mil hora. A carga horária estava muito extensa, com 20, 25% da carga horária total dos cursos, quando a legislação permite que se faça o estágio com o mínimo de 140 horas. Então, ampliando o número de diplomação possível, vamos conseguir colocar mais egressos no mundo do trabalho à disposição da sociedade baiana”, acredita.

Segundo Durval, a proposta do TCC é pautada na interação entre teoria e prática, possibilitando que a aprendizagem escolar extrapole o ambiente físico da escola, promovendo a aproximação da comunidade escolar aos diferentes segmentos da comunidade externa, possibilitando o acesso do estudante a novas tecnologias, conhecimentos e metodologias. “O desenvolvimento do TCC nos cursos de nível médio – a exceção é para o curso de Enfermagem, o qual o estágio é obrigatório – possibilitará a formação de profissionais inovadores, empreendedores e criativos, aptos a enfrentar os desafios que o mundo do trabalho requer”, destaca o superintendente.

Capacitação
A vice-diretora do mundo do trabalho do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, Anete Magalhães, comentou sobre a importância da capacitação. “Sempre acreditei no processo contínuo de aprendizado porque nunca estamos prontos e temos que sempre buscar mudanças para garantir o acesso do aluno ao mundo do trabalho. Parabenizo o núcleo da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica por esses eventos importantes para revitalizar o processo de ensino e aprendizagem. E nesse novo olhar para o trabalho de conclusão do curso, devemos sair daqui com novos aprendizados para que possamos ser multiplicadores desse processo nos Centros, certa de que o TCC irá imprimir novos olhares no que diz respeito ao novo perfil desse estudante para o mundo do trabalho”.

A professora Sioleide Cavalcante, do curso técnico em Agroecologia do Centro Educacional Antônio Honorato, no município de Casa Nova, falou de suas expectativas com o TCC como alternativa para a conclusão dos cursos. “Participar desse momento de capacitação sempre nos traz novas experiências. Estamos com a expectativa de novos aprendizados e querendo conhecer as mudanças que ocorrerão no estágio, até porque precisamos nos inteirar e essa experiência nos traz mais aplicabilidade nesse processo do estágio e contribui para desenvolvermos mais a nossa capacidade de planejamento”.

Manuais
Durante a capacitação, foram apresentados os instrumentos e manuais que vão apoiar os educadores nos centros e unidades compartilhadas. “Através dos manuais, que são direcionados tanto para os estudantes, como para os professores, os envolvidos são instruídos para a elaboração do TCC, bem como para a normatização de instrumentos, para regulamentação do estágio”, explicou a diretora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), Danile Sanches.

Fonte: Portal da Educação

Secretaria da Educação promove diálogo com Coordenadores dos Núcleos Territoriais de Educação

Dialogo com Gestores  em Feira de Santana - Foto Claudionor (4)

Coordenadores da Educação Básica (CODEB) e Coordenadores de Atendimento Regional (COARE) dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) estão reunidos no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, a 115 Km de Salvador, na região Centro Norte,  para o encontro “Diálogo com Gestores”. O evento, que teve início na quarta-feira (25) e segue até a sexta-feira (27), tem como objetivo o fortalecimento da relação com os núcleos e discutir inovações pedagógicas para a melhoria da Educação em todo o Estado.

Na quinta-feira (26), o Secretário da Educação, Walter Pinheiro, participou do diálogo e salientou que os encontros têm o objetivo de aproximar ainda mais a Secretaria das escolas. “Esse é um trabalho que estamos realizando de envolver, cada vez mais, os núcleos com a Secretaria. Quebrar a distância, tentar estabelecer um novo caminho. Essa é mais uma etapa dos diálogos que estamos realizando. Já tivemos com os gestores dos núcleos, diretores de todas as unidades escolares e agora com os coordenadores. Também estamos ampliando esses diálogos para os estudantes e líderes de classe. Queremos, com esses diálogos, estabelecer uma relação de confiança e encaminhamentos. Empoderar com responsabilidade, porque a Secretaria está dando ferramentas, indicando caminhos, para que esses coordenadores saibam executar da melhor forma o aprendizado. É a Secretaria se aproximando da escola, porque é a escola que sabe fazer”, ressaltou.

Fonte: Portal da Educação

Secretaria destina recursos para garantir transporte aos estudantes que farão o ENEM

feiraonibus-2

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está organizando uma logística de transporte escolar para beneficiar os estudantes que moram em cidades que não são polos do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (ENEM). Recursos do Fundo de Assistência Educacional (FAED), no valor de R$ 1.373.400, serão destinados para as escolas, de modo a viabilizar o transporte e garantir o deslocamento dos estudantes para a participação nas provas. A medida deve beneficiar 33.560 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de 437 unidades (incluindo os anexos) da rede estadual localizadas em 259 municípios baianos.

Para a viabilização do processo, as escolas deverão enviar os documentos necessários até esta quinta-feira (26) para a Secretaria da Educação do Estado. A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria, Jurema Brito, explica como é o procedimento. “Não será via credenciamento. O primeiro passo é que a direção da unidade deverá encaminhar, por e-mail (ensinomediobahia@educacao.ba.gov.br), um ofício solicitando à Secretaria da Educação o repasse do recurso para a contratação do transporte rodoviário de passageiros para o deslocamento dos seus alunos inscritos no ENEM”, afirmou.

O valor solicitado deverá ser o de menor valor dos três orçamentos que a escola deverá realizar. Além disso, uma planilha com as informações dos estudantes inscritos no ENEM deverá ser inserida no e-mail. Além disso, deverão ser providenciados termos de responsabilidade dos pais ou responsáveis e do acompanhante na viagem, que deverá ser um servidor público da escola.

 

Fonte: Portal da Educação

Locais de prova do Enem poderão ser consultados a partir de hoje (20)

IMG-20150726-WA0038
A partir das 10h de hoje (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano poderão consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde ele fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular.
Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CFP e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, após conhecer o lugar onde fará a prova, os candidatos façam o trajeto antes do dia do Enem e verifiquem a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar, para evitar atrasos no dia da aplicação. Apesar de não ser obrigatório, o Inep sugere que os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova para para facilitar o acesso às informações de sua inscrição.
O Enem será realizado em dois domingos: em 5 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.

Estudantes da rede estadual participam da Prova Brasil

simulado-do-enem-2017-no-colegio-edvaldo-brandao-juan-sampaio

As provas nacionais de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)/ Prova Brasil 2017 começaram a ser aplicadas, nesta segunda-feira (23), em todo o país nas escolas públicas e particulares. Na rede estadual de ensino, a Prova Brasil inclui estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª  série do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional, contemplando as escolas públicas das zonas urbanas e rurais.

Cada escola tem uma data específica de aplicação, até o dia 3 de novembro, que foi agendada diretamente pela empresa responsável pela aplicação com os gestores escolares. Todos os estudantes matriculados nas séries correspondentes devem fazer a prova, cujos resultados servirão de base para o replanejamento de ações pedagógicas, visando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagens.

Para a aplicação das provas, as escolas estão seguindo orientações encaminhadas pelo INEP/MEC. Uma destas orientações diz respeito ao acesso às dependências das unidades escolares, que fica restrito aos estudantes, professores, gestores, funcionários e à equipe responsável pela aplicação. “O INEP nos informou que esta é uma medida de segurança para garantir o sigilo das provas e o não vazamento de informações, tendo em vista que o período de aplicação chega a nove dias úteis”, informou a superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Cristiane Ferreira.

Cristiane acrescenta que as orientações definem até como deve ser a permanência do professor em sala de aula. “Se o professor quiser acompanhar a aplicação, ele deve assinar um termo de sigilo, compromisso e confidencialidade, além de ser proibido o uso de objetos eletrônicos”, ressaltou. Apesar deste rigor na aplicação, a superintendente chama a atenção para a importância da realização da prova. “Este é um diagnóstico importante para a rede, mas não vai aprovar ou reprovar nenhum estudante. Por isto, é fundamental que o estudante participe e que a escola mantenha um clima de engajamento para refletir a sua realidade”.

Sobre as avaliações
As avaliações irão testar conteúdos ligados à leitura e interpretação de textos diversos, no caso de Língua Portuguesa, e questões voltadas à resolução de problemas, no caso da Matemática. As provas serão devolvidas para as empresas responsáveis pela aplicação e análise dos resultados. Os dados serão encaminhados para o INEP/MEC e disponibilizados em 2018.

 

Fonte: Portal da Educação