Apresentações musicais e teatrais; relaxamento físico; dicas estratégicas e abordagem de conteúdos importantes de cada área do conhecimento, direcionados à uma plateia de estudantes em contagem regressiva para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi nesse clima lúdico-pedagógico que os alunos do Colégio Aplicação Anísio Teixeira e do Ensino Médio do Intermediação Tecnológica (EMITEC) participaram, nesta terça-feira (31), do Aulão do ENEM-EMITEC, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A atividade teve transmissão ao vivo, via videoconferência, para as sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e, também, para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do EMITEC, que moram em áreas remotas da Bahia, utilizando a tecnologia de transmissão via satélite.
Atenta às dicas do Aulão, a estudante Thalita Serra, 17, fala sobre a importância da ação e como vem se preparando para as provas do ENEM. “Trata-se de uma oportunidade a mais para revisarmos os principais assuntos de cada área do conhecimento. O Redijaê também foi uma ferramenta importante porque, através dele, tivemos as nossas redações revisadas, mostrando as nossas fragilidades no texto. Durante a semana, a minha rotina é frequentar as aulas regulares e do EMITEC e, à noite, em casa, cumpro um cronograma de estudos. Minha expectativa é que eu me saia bem na Redação, porque se eu fizer uma boa pontuação terei mais chance”, diz a candidata à uma vaga de Medicina.
A colega Julia Mendes, 17, que pretende alcançar uma pontuação para cursar Gastronomia, também comenta sobre a importância de os estudantes que vão fazer as provas do ENEM serem bem orientados nesta reta final. “O Aulão é uma oportunidade muito interessante, porque obtemos dicas interessantes que vão contribuir para o nosso desempenho nas provas. Gostei muito de ter estado aqui hoje. A plataforma do EMITEC e o Redijaê foram, igualmente, ferramentas que nos ajudaram. Confesso que apesar de ter me dedicado durante todo o ano letivo, estou ansiosa. Tenho comido muito chocolate e procurando dormir bem para ficar relaxada no dia D”, conta.
Os professores de cada área deram dicas importantes. A professora de História do EMITEC, Miriã Fonseca, por exemplo, destacou: “Não é mais hora de querer voltar no tempo. O que tinha para aprender, já aprendeu. Agora, é prestar a atenção nos temas contemporâneos, principalmente os sociais, que sempre são exigidos nas provas do ENEM, como direitos humanos, gênero, refugiados, guerra”. O professor de Inglês do EMITEC, Uenderson Brittes, aconselha os alunos a lerem com atenção o enunciado de cada questão, porque a resposta está ali inserida. “Uma dica importante é ler o enunciado e buscar a resposta correta naquela preposição em que trazem palavras que estão contextualizadas no próprio enunciado”.
A diretora do EMITEC, Letícia Machado, destacou que o Aulão funciona como um ambiente propício para os estudantes obterem dicas importantes sobre o ENEM. “Como não dá tempo fazer uma revisão geral de todos os assuntos, então abordamos os itens prioritários de cada uma das quatro áreas do conhecimento. É um momento muito importante, pois o aluno se sente um pouco inseguro diante do desafio, que é o ENEM. Então, tentamos, no Aulão, descortinar esse momento tenso e dar um pouco de relaxamento e segurança, aumentando a autoestima dos alunos para que eles façam uma boa prova”.
ENEM 100% – O assessor pedagógico da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Roberto Alves, falou sobre a ação estratégica da Secretaria da Educação do Estado. “Nosso objetivo com o Programa ENEM 100% foi ampliar e garantir o acesso dos nossos estudantes à universidade. Então, pensamos em ações para a preparação para a prova do ENEM, como os aulões, os simulados e o Redijaê, que vêm acontecendo durante todo o ano. Também, estamos colocando à disposição transporte para as escolas que não estão próximas onde a avaliação irá acontecer, para garantir que os alunos consigam chegar aos locais de prova”, afirmou.
Fonte: Portal da Educação