A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está organizando uma logística de transporte escolar para beneficiar os estudantes que moram em cidades que não são polos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Recursos do Fundo de Assistência Educacional (FAED), no valor de R$ 1.373.400, serão destinados para as escolas, de modo a viabilizar o transporte e garantir o deslocamento dos estudantes para a participação nas provas. A medida deve beneficiar 33.560 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de 437 unidades (incluindo os anexos) da rede estadual localizadas em 259 municípios baianos.
Para a viabilização do processo, as escolas deverão enviar os documentos necessários até esta quinta-feira (26) para a Secretaria da Educação do Estado. A coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano da Secretaria, Jurema Brito, explica como é o procedimento. “Não será via credenciamento. O primeiro passo é que a direção da unidade deverá encaminhar, por e-mail (ensinomediobahia@educacao.ba.gov.br), um ofício solicitando à Secretaria da Educação o repasse do recurso para a contratação do transporte rodoviário de passageiros para o deslocamento dos seus alunos inscritos no ENEM”, afirmou.
O valor solicitado deverá ser o de menor valor dos três orçamentos que a escola deverá realizar. Além disso, uma planilha com as informações dos estudantes inscritos no ENEM deverá ser inserida no e-mail. Além disso, deverão ser providenciados termos de responsabilidade dos pais ou responsáveis e do acompanhante na viagem, que deverá ser um servidor público da escola.
Fonte: Portal da Educação