Jogos digitais melhoram aprendizado de Matemática e Física

foto5

A fa­mi­li­a­ri­dade com as novas tec­no­lo­gias des­perta um grande in­te­resse nos es­tu­dantes. No Co­légio Es­ta­dual Pro­fes­sora Anita Ra­bello Bar­reto, em Je­quié, os es­tu­dantes foram en­vol­vidos no pro­jeto Scracht, software de cons­trução de jogos e ani­ma­ções. O ob­je­tivo é aguçar a cri­a­ti­vi­dade uti­li­zando co­ne­xões em ló­gica de pro­gra­mação para pro­duzir jogos e con­tri­buir para me­lhorar o de­sem­penho em Ma­te­má­tica e Fí­sica.
“Eu per­cebi que os es­tu­dantes sempre es­tavam uti­li­zando o com­pu­tador e o ce­lular para acessar jogos on­line. Então, fiz um de­safio para que eles cri­assem esses jogos. Como a res­posta foi po­si­tiva, re­a­li­zamos uma se­leção com 54 es­tu­dantes, na qual foram se­le­ci­o­nados 16 alunos que ti­veram o maior in­te­resse em par­ti­cipar das ofi­cinas para a pro­dução dos jogos,” ex­plicou o pro­fessor de Ma­te­má­tica e Fí­sica, André Carlos Pe­reira da Silva.
Entre os se­le­ci­o­nados, está o es­tu­dante do 3º ano, Emerson Mi­randa, 17 anos, que conta o seu in­te­resse pelo pro­jeto. “Eu já tinha uma noção porque sempre tive in­te­resse pelos jogos, mas aprender a ló­gica de co­mandos para o apli­ca­tivo fun­ci­onar, re­al­mente, nos dá uma visão di­fe­rente sobre essas tec­no­lo­gias”, re­lata
Para a sua colega, Carolina Lima, 16, estudante do 2º ano, a oportunidade encontrada na escola é única. “Estou tendo a chance de aprender um assunto que parecia distante e hoje o aprendizado me faz até pensar em cursar um Ensino Superior na área. Acho muito bom poder encontrar isso na escola pública”, afirma.
Para o professor André Carlos, esse conhecimento motiva a criatividade dos estudantes e contribui para o raciocínio lógico que é tão importante para a Matemática e a Física. “Eles começam a sugerir mudanças estruturais em jogos como ‘ping-pong’ e ‘cobrinha’, criando novas possibilidades de usabilidade. Todo este aprendizado reflete em uma maior facilidade para a resolução de problemas da Matemática e em um maior entendimento da Física”, destaca.
Scratch – O projeto Scratch nasceu em 2003, no grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten, do laboratório de Mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Liderado por Mitch Resnick, o grupo acredita nos benefícios de ensinar as crianças a escrever códigos para que eles possam fazer mais do que simplesmente “ler” as novas tecnologias, mas também criá-las.
O Scratch, software de construção de jogos e animações baseado na programação de blocos, é uma das plataformas mais utilizadas devido a sua facilidade de uso e sua interface convidativa. Para a criação dos jogos e animações, o aluno obrigatoriamente precisa externar o seu pensamento na forma de comandos que estão disponíveis no software.