Divulgado o Gabarito do Enem; consulte

dsc0532
O ga­ba­rito do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (Enem) está dis­po­nível no site do Ins­ti­tuto Na­ci­onal de Es­tudos e Pes­quisas Edu­ca­ci­o­nais Anísio Tei­xeira (Inep). O exame foi apli­cado no úl­timo fim de se­mana (5 e 6) para mais de 5,8 mi­lhões de es­tu­dantes.
Os ga­ba­ritos dos di­fe­rentes mo­delos de exame podem ser con­fe­ridos na in­ternet, na pá­gina do Enem. Os re­sul­tados in­di­vi­duais serão di­vul­gados apenas no dia 19 de ja­neiro, quando todos os par­ti­ci­pantes, in­clu­sive aqueles que ti­veram as provas adi­adas para os dias 3 e 4 de de­zembro, sa­berão exa­ta­mente quanto ti­raram em cada uma das provas.
Te­oria da Res­posta ao Item
Mesmo com o ga­ba­rito em mãos, os can­di­datos não con­se­guirão saber a nota que ti­raram porque o sis­tema de cor­reção do Enem usa a me­to­do­logia da Te­oria de Res­posta ao Item (TRI), que não es­ta­be­lece pre­vi­a­mente um valor fixo para cada questão. O valor varia con­forme o per­cen­tual de acertos e erros dos es­tu­dantes na­quele item. Assim, se a questão tiver grande nú­mero de acertos será con­si­de­rada fácil e, por essa razão, va­lerá menos pontos. O es­tu­dante que acertar um item com alto ín­dice de erros, por exemplo, ga­nhará mais pontos por ele. Dessa forma, o can­di­dato só sa­berá a sua nota nas provas ob­je­tivas após a di­vul­gação do re­sul­tado final, em ja­neiro.
As notas da prova podem ser usadas para plei­tear vagas no en­sino su­pe­rior pú­blico pelo Sis­tema de Se­leção Uni­fi­cada (Sisu), para pedir bolsas no en­sino su­pe­rior pri­vado pelo Pro­grama Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni) e para par­ti­cipar do Fundo de Fi­nan­ci­a­mento Es­tu­dantil (Fies). Além disso, os can­di­datos com mais de 18 anos podem usar o Enem para re­ceber a cer­ti­fi­cação do en­sino médio.