Gincanas marcam o Dia do Estudante nas escolas estaduais

4

 

Para co­me­morar o Dia do Es­tu­dante, ce­le­brado nesta quinta-feira (11), os co­lé­gios da rede es­ta­dual de en­sino  estão pro­mo­vendo ati­vi­dades como gin­canas e apre­sen­ta­ções dos pro­jetos de arte e cul­tura de­sen­vol­vidos pelos es­tu­dantes. Muitas das ações pe­da­gó­gicas pros­se­guem até sexta (12) en­vol­vendo a par­ti­ci­pação das fa­mí­lias.

Em Itapetinga, os estudantes do Colégio Modelo participam na manhã desta quinta-feira (11) na quadra poliesportiva da escola, de provas da Gincana de Integração que começou no dia 09 e encerrará nesta quinta-feira (11), com uma festa dançante no interior da escola, em homenagem ao dia do estudante.  Os estudantes estão dividos em quatro equipes: Equipe verde, Equipe Roxa, Equipe Rosa e Equipe Azul.

A Gestora Liliane Pereira falou do principal objetivo da gincana que é promover a integração entre os estudantes do colégio, desenvolver a criatividade artística e descobrir novos talentos, falou ainda da importância maior que é a participação, o espírito esportivo, sem se preocupar com a competição em si.

No Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, localizado em Potiraguá a data está sendo marcada pela Gincana Escolar, nestas quarta e quinta-feira (10 e 11). Com o tema “Protagonismo Juvenil – Novo tempo de entender o mundo”, os alunos vão realizar provas com intervenções artísticas, como teatro, dança e música, além da confecção de brinquedos e mural ilustrativo.

A professora e organizadora da Gincana, Isis Thame, destaca o objetivo do evento. “A ideia é promover a integração e socialização entre os alunos, conscientizar para a preservação do patrimônio da escola, do acervo didático, alertar e prevenir contra o uso de drogas, além de conhecimentos de novas culturas,” conta.

O estudante Breno de Souza, 16 anos, que integra a equipe “Sabotagem” fala sobre os desafios da gincana. “Estamos nos organizando em grupos para dar conta do trabalho. Entre as provas, vamos apresentar a história do cantor Tim Maia, ressaltando sua importância para a música popular brasileira. Também vamos confeccionar uma pipa que deve ser feita na hora, por isso temos que estar afiados”, explica. Já a estudante Roberta Lima, 14, integrante da equipe “Ô, Beleza!” ressalta a importância do evento na escola. “Esses trabalhos tem um fator muito legal de integração entre os alunos. Nós saímos da sala de aula para produzir outros conhecimentos. Com certeza isso une muito a escola”, conclui.